“Na realidade, a paisagem geográfica apresenta simultaneamente várias dimensões que cada matriz epistemológica privilegia. Ela tem uma dimensão morfológica, ou seja, é um conjunto de formas criadas pela natureza e pela ação humana, e uma dimensão funcional, isto é, apresenta relações entre as suas diversas partes. Produto da ação humana ao longo do tempo, a paisagem apresenta uma dimensão histórica. Na medida em que uma mesma paisagem ocorre em certa área da superfície terrestre, apresenta uma dimensão espacial. Mas a paisagem é portadora de significados, expressando valores, crenças, mitos e utopias: tem assim uma dimensão simbólica.” (CÔRREA, & ROSENDAHL)
A paisagem é portanto construída a partir da síntese de todos os elementos presentes em um local e sua apreensão se dá pela imagem resultante dela. A área anterior à introdução de atividade humana, formada pelo relevo, o clima, a vegetação natural, constituem a chamada “paisagem natural”. As formas introduzidas pelo homem no meio natural formam a “paisagem cultural”.
“A paisagem cultural é modelada a partir de uma paisagem natural por um grupo cultural. A cultura é o agente, a área natural é o meio, a paisagem cultural o resultado.” (CÔRREA, & ROSENDAHL)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário