FIGURA 7
“Em 1880, as Igrejas e os mastros dos navios à vela ainda dominavam os horizontes de Nova Iorque e de outras cidades. Durante as três décadas seguintes, os edifícios com elevador, depois os arranha-céus de escritórios e de apartamentos, criaram um horizonte urbano e uma paisagem da ‘baixa’ sem precedentes.
As altas ‘cordilheiras’ de edifícios e os novos ‘desfiladeiros’, com as suas bolsas de valores e armazéns, eram uma prova incontestável dos êxitos tecnológicos e da prosperidade economica de uma nova era.” (RELPH)
As altas ‘cordilheiras’ de edifícios e os novos ‘desfiladeiros’, com as suas bolsas de valores e armazéns, eram uma prova incontestável dos êxitos tecnológicos e da prosperidade economica de uma nova era.” (RELPH)
“As artérias de tráfego da cidade (Nova Iorque) foram projetadas em 1811, para atender a uma população alojada em prédios de dois e três pavimentos. A construção de arranha-céus de dez a quarenta andares, efetivamente superpôs três a doze cidades, na mesma área, de tal modo que, mesmo que o tráfegos de rodas estive permanecido no nível pré-automobilístico, as ruas teriam ficado desesperadamente atulhadas.” (MUMFORD)
Nenhum comentário:
Postar um comentário